Sex, 15 de fevereiro de 2019, 13:22

Pela 6ª vez, UFS recebe selo OAB Recomenda
Instituição é a única no estado a alcançar tal êxito
À direita, o reitor Angelo Antoniolli recebe o selo OAB Recomenda em cerimônia realizada em Brasília(Foto: Arquivo Pessoal)

O curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebe, mais uma vez, o selo de qualidade OAB Recomenda - “Instrumento em Defesa da Educação Jurídica Brasileira”. A cerimônia de premiação aconteceu dia 30 de janeiro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na capital federal, onde apenas 161 instituições do país, entre públicas e privadas, receberam o selo.

Participaram da cerimônia de premiação representando a UFS, o reitor Angelo Antoniolli e o chefe do departamento do curso de Direito da instituição, Arnaldo Machado. De acordo com o professor, ações como essas dão “um colorido especial” à universidade. “Acaba sendo identificado um curso de destaque nacional. Isso é muito importante porque projeta a universidade, projeta o curso e o diploma de um egresso na Universidade Federal de Sergipe é visto de forma diferente, porque é um curso de qualidade”, diz Arnaldo.

A UFS foi a única contemplada com o selo no estado. “Apesar de já termos aqui universidades antigas no mercado, nenhuma delas recebeu até hoje um selo sequer, e nós recebemos todos”, completa o chefe do departamento. O reitor também ressalta a importância da honraria recebida pela instituição. “Esse selo coroa o trabalho de um departamento que recebe um respeito imenso dos profissionais da área em Sergipe e, repetidamente, o respaldo da principal entidade que representa os advogados do país. Isso com certeza nos enche de orgulho”, fala Antoniolli.

Pra ele, o curso de Direito da UFS tem tradição. “Nossa universidade tem meio século e o curso de Direito vem sempre se voltando para a sociedade, preocupado em não só oferecer uma formação sólida aos alunos, mas em prestar bons serviços em ações de extensão, com uma pós-graduação consolidada. E isso faz com que ele se posicione como o melhor curso de direito do estado de Sergipe”, completa o reitor.

"A nossa instituição recebeu todos os selos OAB Recomenda, ou seja, o nosso curso de Direito sempre se saiu muito bem em termos nacionais, no Exame de Ordem e no Enade", diz Arnaldo Machado, chefe de departamento (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O Selo OAB Recomenda faz parte de programa desenvolvido pelo Conselho Federal da entidade, lançado em 2001, com o intuito de contribuir para o aprimoramento do ensino jurídico no país. O selo utiliza critérios objetivos na análise dos cursos, como os índices de aprovação no Exame de Ordem Unificado e dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Desde que foi lançado o programa, o curso de Direito da UFS foi premiado com o selo em todas as edições. “O nosso curso está entre os melhores cursos de Direito do país. Nós temos o OAB Recomenda desde 2001. A nossa instituição recebeu todos os selos OAB Recomenda, ou seja, o nosso curso de Direito sempre se saiu muito bem em termos nacionais, no Exame de Ordem e no Enade”, ressalta Arnaldo.

Para o professor, a boa performance do curso se dá devido à dedicação de seus alunos. “Esse desempenho excelente acaba colocando neles uma responsabilidade muito grande, mas a gente percebe que eles tiram de letra. São muito seguros, competentes, esforçados, que tiram de letra essas dificuldades e têm mantido esse bom índice da universidade”, comenta.

“O curso de Direito abre diversas portas para a gente. A minha perspectiva é em advocacia criminal e também ingressar na carreira docente” diz o estudante José Carlos

Já para José Carlos, aluno do 6° período do curso, o selo da OAB de qualidade é um reconhecimento de que os estudantes estão se adaptando ao tipo de prova. “É um sucesso para classe estudantil, para o corpo discente, e fico feliz que nós, estudantes, estamos nos dando bem na prova”.

O aluno Ítalo Mateus ressalta: “A gente sempre ouve falar muito da qualidade de ensino. E agora saindo, eu vejo que, de fato, é um curso que, apesar das dificuldades do ensino público, busca uma qualidade no ensino jurídico que hoje em dia é difícil”

O recém-aprovado no Exame de Ordem, Ítalo Mateus Oliveira, aluno do 10° período do curso, comenta: “É um motivo de satisfação fazer parte da turma que está saindo agora com essa qualidade. Minha turma ficou em 2° lugar no ranking da OAB, só ficamos atrás no número de aprovação para a USP, que é uma faculdade de grande tradição jurídica. Então, para a gente é motivo de grande alegria poder contribuir como alunos para o crescimento e desenvolvimento do nosso departamento”.

“Apesar das dificuldades, o desempenho e a qualidade do curso de Direito é a prova cabal de que ainda é possível acreditar no ensino público de qualidade, que apesar de toda dificuldade que enfrenta, consegue entregar profissionais, seja do ponto de vista científico ou humano, em condições de contribuir para o aprimoramento da sociedade” salienta Arnaldo Machado.

Saiba mais sobre a entrega do selo

comunica@ufs.br

Atualizado em: Sex, 15 de fevereiro de 2019, 16:54