Seg, 12 de abril de 2021, 17:30

Curso de Ciências Contábeis da UFS atinge 54,76% de aprovação no CFC
O resultado é duas vezes maior do que o percentual alcançado no estado e no país

Com o curso de Ciências Contábeis, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) registrou uma aprovação de 54,76% no Exame de Suficiência 2020.2, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O resultado é duas vezes maior do que o percentual alcançado no estado (23,06%) e no país (24,26%). A aprovação do estudante do último ano letivo ou bacharel no concurso é um dos critérios obrigatórios para exercício da profissão de contador.

Nesta edição, 62 alunos dos campi de São Cristóvão e Itabaiana se inscreveram no exame. Desse total, 42 realizaram a prova e 23 foram aprovados. Isso representa 24,2% do total de aprovações em Sergipe (95).

O exame é, segundo regulamento do CFC, “a prova de equalização destinada a comprovar a obtenção de conhecimentos médios, consoante os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis”. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar 50% dos pontos.

Aplicada duas vezes por ano, a prova é composta por 50 questões de múltipla escolha que abordam diversos assuntos, como teoria da contabilidade, legislação e ética, princípios de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade, noções de direito, matemática financeira e estatística e língua portuguesa. Cada questão equivale a um ponto.

Inicialmente, a aplicação das provas estava prevista para 8 de novembro do ano passado, mas, após a empresa responsável pelo concurso sofrer um ataque cibernético, foi adiada para 31 de janeiro deste ano.

“O resultado alcançado pela Universidade no exame de suficiência 2020.2 representa para o nosso curso um saldo muito positivo, de excelência, uma representação da qualidade do nosso corpo docente e dos nossos alunos”, afirmou a coordenadora da graduação de Ciências Contábeis em São Cristóvão, Mariana Dórea.

Mariana Dórea é a coordenadora do Departamento de Ciências Contábeis em São Cristóvão. (fotos: Arquivos pessoais)

A professora ainda destacou as atividades realizadas pelo curso, como revisão dos conteúdos cobrados pela prova e a resolução de questões em sala de aula, como um dos fatores para o desempenho da Universidade no exame. “O departamento tem esta preocupação de manter uma boa colocação nacionalmente”, enfatizou a coordenadora.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis em Itabaiana, Alex Santana, disse que os resultados são reflexos do trabalho desenvolvido na instituição. “A gente realiza todos os anos um curso de atualização para o exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Então isso auxilia muito os nossos discentes porque são muitos conteúdos e questões”, contou.

Alex Santana coordena o Departamento de Ciências Contábeis no campus de Itabaiana

Assim que os dados saem, segundo Alex, o departamento se reúne para discutir e analisá-los com intuito de propor adaptações de acordo com as novas sistemáticas das provas. “Com isso, a gente consegue planejar e fazer nossas estratégias para melhorar cada vez mais os nossos cursos de atualização”, afirmou.

Foco

Com 38 pontos, a egressa de Ciências Contábeis, Mônica Batista, 24, foi uma das aprovadas da UFS no Exame de Suficiência 2020.2. A estratégia dela foi analisar o estilo da banca, responder provas anteriores e revisar os assuntos mais cobrados.

Mônica precisou organizar o tempo para focar no exame (foto: Aragão Studios)

“O que foi preponderante para minha aprovação foi a base muito estruturada que a própria UFS me deu e somado a isso todo o tempo que foi dedicado”, afirmou Mônica. Ela acredita que o melhor método é aprender com as falhas. “Então, responder às questões em si me proporcionou muito isso: de errar e aprender com o próprio erro”, completou.

O tempo, “compositor de destinos e tambor de todos os ritmos”, como versa a música de Caetano Veloso, também se apresentou como um desafio para Batista, que precisou conciliar o trabalho como auxiliar contábil e os estudos preparatórios. Mas, no final, ela sabia que o esforço ia valer a pena. “Eu consegui me dedicar e sabia que essa dedicação ia me trazer uma vitória pessoal e ,então, isso me motivou cada vez mais”.

Edição 2020.1 e uma história

Não tinha dia ruim para a recém formada em Ciências Contábeis, Kelly Silveira, 23. “Eu estudava todos os dias. Sentava mais ou menos às duas da tarde e somente parava às dez da noite”, contou.

Procurar conteúdos especializados foi uma das estratégias de Kelly

Uma rotina que começou dois meses antes do Exame de Suficiência 2020.1 e lhe rendeu 42 acertos, mais do que os 25 pontos necessários para a aprovação. Responder questões, acessar conteúdos especializados e participar de um grupo de estudo foram os segredos do sucesso de Kelly.

Ela sabe que nem todo mundo tem todo o tempo do mundo para estudar. Alguns, por exemplo, precisam trabalhar, como o caso da Mônica. Por isso, recomenda foco e calma. “Você tirar mais ou menos uma hora por dia para ler alguma coisa, ver uma videoaula ou refazer uma prova é muito importante. Então, essas são as dicas primordiais, assim, que você não pode deixar de fazer”, afirmou.

Na edição 2020.1, realizada em agosto do ano passado, a UFS obteve quase 70% de aprovação. Novamente, o percentual é maior do que o registrado em Sergipe (41,03%) e no Brasil (38,19%).

Abel Serafim - Rádio UFS

Atualizado em: Seg, 12 de abril de 2021, 17:40