Ter, 13 de abril de 2021, 14:19

UFS garante participação em campanha da CGU sobre integridade pública
Na universidade, a campanha está ativa por meio de ações do Comitê de Gestão do Programa de Identidade

Informações disponíveis no site da Controladoria-Geral da União (CGU) descrevem que a integridade pública é um conjunto de arranjos institucionais que pretende fazer com que “a Administração Pública não se desvie de seu objetivo principal: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente”.

Para fortalecer esse conceito, a CGU vem trabalhando a campanha Integridade Somos Todos Nós, cuja finalidade é aprimorar os programas de integridade pública e promover a cultura de integridade nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, buscando a construção de ambientes cada vez mais íntegros na administração pública.

Na Universidade Federal de Sergipe (UFS) a campanha está ativa por meio de ações do Comitê de Gestão do Programa de Identidade. O coordenador do programa na UFS, Fred Amado, relata que não existe uma participação específica de cada instituição de maneira diferenciada.

“A instituição adere à campanha da CGU e reproduz internamente essa campanha nacional. Dentro da universidade fazemos a disseminação do programa, atendendo à proposta da CGU. Para isso, é fundamental a articulação com a comunicação da UFS. A ideia também é que futuramente possamos desenvolver campanhas próprias, específicas, com a cara da universidade”, declara o coordenador.

De acordo com a CGU, no Brasil, órgãos e entidades públicas têm trabalhado na construção e aperfeiçoamento de políticas e mecanismos de integridade. Nesse processo, estão fortalecendo estruturas que já eram utilizadas na prevenção e combate à corrupção, como comissões de ética, auditorias internas e corregedorias.

Também estão atuando no gerenciamento dos riscos para a integridade, relacionados a suas atividades, e no fortalecimento da cultura de integridade na organização.

Comitê

Na UFS, foi criado em maio de 2018 o Comitê de Gestão do Programa de Integridade (CGPI), com a função de implementação e monitoramento contínuo do Programa de Integridade da Universidade. A finalidade é o aperfeiçoamento da prevenção, detecção e combate à ocorrência de fraudes e atos de corrupção.

Entre as competências do CGPI estão elaborar e revisar o Plano de Integridade da UFS; atuar na orientação e treinamento dos servidores com relação a temas do programa de integridade; observar e organizar as normas internas da instituição, de modo que as unidades e servidores tenham conhecimento dos direitos, obrigações e condutas éticas no exercício das funções e promover outras ações relacionadas à gestão da integridade, em conjunto com as demais unidades da UFS.

Com informações da CGU