Ter, 09 de setembro de 2025, 11:22

Encontro no campus Itabaiana reforça papel da UFS no desenvolvimento do agreste sergipano
'Conexão CampusITA' propõe espaço de diálogo e escuta ativa com diferentes setores da sociedade
(Foto: arquivo pessoal)
(Foto: arquivo pessoal)

Com o objetivo de reforçar o compromisso da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com o desenvolvimento regional, o campus Itabaiana promoveu nessa terça-feira, 9, o Encontro Conexão CampusITA, no miniauditório da instituição. O evento reuniu gestores públicos, pesquisadores, estudantes, empresários e representantes da sociedade civil para construir parcerias e cooperações capazes de atender às demandas sociais dos municípios do agreste sergipano.

Por meio do Conexão CampusITA, a universidade propõe um espaço de diálogo e escuta ativa, onde diferentes setores da sociedade poderão expressar suas necessidades e, juntos, pensar em estratégias de atuação conjunta, integrando o conhecimento acadêmico com as necessidades reais da população.

“O objetivo desse encontro, num primeiro momento, é dialogar com os vários segmentos da sociedade, com as prefeituras, com os empresários, com os comerciantes, mostrar o que a universidade faz e tem feito, e os impactos sociais que isso tem realizado no agreste”, explicou o diretor do campus da UFS em Itabaiana, Victor Hugo Sarmento. “Num segundo momento, queremos ouvi-los. E, ao final, firmar parcerias e cooperações. É a universidade utilizando seu conhecimento para atender à sociedade, um dos nossos pilares ao lado do ensino e da pesquisa. É a universidade saindo de seus muros”.


Diretor do campus da UFS em Itabaiana, Victor Hugo Sarmento (Foto: arquivo pessoal)
Diretor do campus da UFS em Itabaiana, Victor Hugo Sarmento (Foto: arquivo pessoal)

Além disso, o evento tem um papel estratégico para o fortalecimento das relações institucionais da UFS com os municípios do agreste, possibilitando novas frentes de atuação para egressos da universidade e ampliando o impacto de pesquisas desenvolvidas no campus.

“Esse tipo de evento é importante para a região, para o egresso, justamente porque é a UFS estreitando os laços com a comunidade. Esse processo de escuta é fundamental. A gente precisa saber o que a sociedade precisa para que possamos atuar com mais assertividade enquanto universidade pública do povo sergipano”, disse Sarmento.


Mônica Andrade Modesto (Foto: arquivo pessoal)
Mônica Andrade Modesto (Foto: arquivo pessoal)

O projeto foi gestado a partir de uma parceria entre a Divisão Pedagógica e de Extensão de Itabaiana (Dipexi) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex/UFS), como explica a vice-diretora do campus e chefe da Dipexi, Mônica Andrade Modesto: "Fizemos levantamentos e notamos que poderíamos criar uma proposta para envolver os setores da sociedade nas extensões universitárias. Então, ontem, escutamos as pessoas, que apresentaram demandas diversas e iremos elaborar um plano de ação para instituciionalizar essas parcerias".

Também estiveram presentes na ação o reitor da UFS, André Maurício Conceição, e pró-reitora de Extensão da UFS, Josefa Lisboa.

Ascom UFS


Atualizado em: Qua, 10 de setembro de 2025, 08:42